A intenção para o próximo post estava ligada ao incrível comentário que recebi essa semana, de Lud (de fato, Lud, fico muito agradecido com suas palavras. Espero que possamos conversar um dia). No entanto, através de uma série de conversas com algumas pessoas bem diferentes uma das outras na qual o mesmo aspecto foi abordado, surgiu a necessidade deste post. Ele será esquentado e, provavelmente, conterá palavrões e palavras mais pesadas (que são as que cabem ao sentimento). Mas por favor, não se assustem. TODOS são bem-vindos aqui. No entanto, de fato, os níveis de intolerância devem ser baixados ao ler a informação, pois ela pode ferir preconceitos e concepções formadas.
Estava a discorrer sobre a capacidade humana de, como ser altamente sociável, agir, por vezes, com extrema malignidade com outros seres vivos, especialmente seres humanos. Então, primariamente, vou tentar uma abordagem mais filosófica sobre a capacidade humana de ser "mal", e mais pra frente ilustrarei com exemplos de nossa escrotice como espécie Homo sapiens sapiens.
Diretamente correlacionada com o último post (Manifesto do Legítimo Direito do Ser Vivo), está a liberdade inerente conferida a qualquer ser vivo pelo simples fato de existir. No entanto, esta liberdade não implica fazer tudo o que o poder desta liberdade confere (post virá em breve denominado: Manifesto Libertário Humano, para abordar a boa manutenção do convívio social). Se você gasta energia para dar um tapa, pdoeria refletir e gastar essa energia para acariciar, outra pessoa ou mesmo esta que gostaria de estapear.
VOCÊ É LIVRE!!!
Por isso, se deseja fazer mal, pense que com o mesmo gasto de energia poderia fazer o bem, que traz resultados muito mais benéficos (no sentido material da palavra). O mundo hoje reencarna ódio e preconceito de sociedades de outrora, beeeeeeeeem distantes. O primeiro exemplo, é a amostra de que a ignorância humana não conhece limites.
National Geographic, Dezembro de 2010. Saiu uma reportagem sobre a repressão às mulheres afegãs imposta pela sociedade (sociedade opressora que conta com as próprias mulheres como fator de opressão (primeiro sinal da estupidez humana)). Muito boa a matéria, e recomendada, você pode ler mais sobre a versão online aqui:
Rebelião Velada
Segue abaixo a foto de Bibi Aisha, 19 anos, e abaixo da foto um breve resumo do evento chocante na qual foi vítima da estupidez humana:
Bibi Aisha, 19 --- Foto por: Lynsey Addario |
Bibi Aisha tinha 19 anos quando a encontrei em Cabul, em 2009. Seu marido a espancava desde o dia em que se casou, aos 12 anos. Quando ele a agrediu de forma tão brutal que ela achou que ia morrer, Bibi fugiu em busca da ajuda de um vizinho. Para puni-la, o marido, combatente talibã, levou-a até as montanhas. Vários homens a seguraram enquanto ele cortava o nariz, as orelhas e o cabelo de Bibi. "Se eu tivesse poder, teria matado todos eles", contou-me ela. Eu quis parecer forte diante de Bibi de modo a transmitir-lhe a esperança de que ela ficaria bem novamente. Mas quando Bibi descreveu aquele momento, caí no choro. Ela foi aos Estados Unidos em agosto para uma cirurgia de reconstrução extensiva.
PORRA, MEU IRMÃO!!! QUE QUE É ISSO? Que ignorância e estupidez selvagem é essa? Isso não é uma pedra, caralho, é um ser humano, e acima de tudo é UM SER VIVO, que sente dor, tristeza, ódio, medo. A ESTUPIDEZ DA INTOLERÂNCIA ACOMETEU O MUNDO DE FORMA TÃO BRUTAL QUE ISTO SE CHAMA CASTIGO DIVINO. CASTIGO DIVINO... QUE HORROR. E NÃO VENHA ENCHER O SACO DIZENDO QUE É PERSEGUIÇÃO, E NÃO SEJA AINDA MAIS ESCROTO E CARACTERIZE ISTO COMO EXCLUSIVO DA CULTURA ISLÂMICA, O MUNDO CRISTÃO COMETE ATROCIDADES TÃO VIS E GROTESCAS QUANTO ESTA, SE NÃO PIORES.
De fato, o nome de "Deus", em qualquer de suas encarnações (embora nenhuma forma de "Deus" seja de fato incarnada), é uma importante arma do ser humano para machucar seus semelhantes. Qual foi? Quando um ser advindo de um plano que nem entendemos nem visualizamos ordena punições e sentenças? Deus te ama mas te manda para o inferno se você não fizer o que ele quer? Quando foi que um homem escreveu um livro dizendo estar inspirado por "Deus" e a opinião dele portanto é lei, e se ele falou que algo é crime então é crime?
NÃO! QUE ABSURDO É ESSE DE QUERER SER O MESTRE DE OUTRAS PESSOAS? TRANSFORMANDO AS RELIGIÕES EM FORMAS DE ESCRAVIDÃO MENTAL E ESPIRITUAL. GERANDO ÓDIO E DESPREZO PELO DIFERENTE. QUANDO A VERDADE DE UMA RELIGIÃO SE TORNOU MAIS VERDADEIRA QUE OUTRA?
QUE ESTÚPIDO, O SER HUMANO, QUE NA SUA FALTA DE HUMILDADE CRÊ TER A VERDADE DENTRO DE SI E, PORTANTO, ESTÁ APTO A PUNIR ÀQUELES QUE NÃO CONCORDAM!
A próxima já é uma sacada antiga:
1972, Guerra do Vietnã. Foto de: Nick Ut |
Phan Thị Kim Phúc, é o nome da garota correndo nua no centro da foto. Você pode achar informações interessantes sobre ela na Wikipedia, seguindo este link:
Phan Thị Kim Phúc na Wikipedia
Tá, então vamos entender o contexto. Tá rolando uma treta POLÍTICA (fato importante para sacar a escrotice humana neste momento) entre Estados Unidos da América (mestres em estúpidez, peritos em atrocidades) e a antiga U.R.S.S. (baseada num contexto político-ideológico totalmente diferente da ditadura escrota na qual se consolidou, mais uma prova da capacidade humana de fazer merda).
América do Norte e Eurásia. Daí rola um conflito de interesses que leva um conflito armado à um país distante, na Ásia, chamado Vietnã (hoje a República Socialista do Vietname). Estado Unidenses se deslocam como força armada (militar) da puta que os pariu para o outro lado do mundo. Lá, a missão deles é exterminar o crescente modelo político do país, Socialismo. Gênios, como somos os seres humanos, e sabendo que o Vietnã é um país com vegetação densa em grande parte do território, os Estado Unidenses desenvolvem um arma chamado Napalm (tecnicamente Napalm não é o explosivo por si si só, mas a mistura do explosivo Napalm com outros inflamáveis), perfeito para destruir vegetação, já que suas chamas se espalham rapidamente consumindo a área em volta.
Phan Thị Kim Phúc, na época com 9 anos, se escondeu com sua família no templo local, sabendo que os vietcongues desceram à vila para usá-la de base na luta contra as tropas Estado Unidenses (Um relato mais completo é dado na página linkada acima). No entanto, contrário ao pensamento de que o templo seria seguro, Napalm choveu sobre toda a vila. Kim se separou de sua família e, com suas roupas e pele cobertas em chamas, despiu-se e desceu correndo pela estrada seguida de outras vítimas em fuga.
Peraí, qual era a onda, mesmo? América do Norte... Eurásia... capitalismo, socialismo? Que que ela tinha mesmo a ver com a história? Ah sim... ela era mais uma vítima da materialização da ignorância do homem na Terra.
Acreditem, Napalm na pele é um problema bem mais urgente do que seu país ser capitalista ou socialista (apesar da intenção ser mostrar a podridão social humana, que fique explícita a esperança que o ser humano inspira em seus semelhantes, Phan Thị Kim Phúc é a atual embaixatriz da Boa Vontade, da UNESCO)
Agora que a fúria se desvencilha nas palavras, uma última reflexão mais complexa.
Esta obra de Jacques-Louis David, pintor francês neo-classicista, retrata a morte de Sócrates
A Morte de Sócrates, Jacques-Louis David (1787) |
2 comentários:
Você deu uma das melhores explicações sobre a ''treta política'' entre a URSS e os EUA que eu já vi, foi massa!
''QUANDO A VERDADE DE UMA RELIGIÃO SE TORNOU MAIS VERDADEIRA QUE OUTRA?''
Você dá tapas sem mãos, impressionante o seu poder de espancamento moral!
Parabéns.
bravo e elegantentemente cru.
sinto-me honrado por conhecê-lo meu caro.
Postar um comentário