sexta-feira, 6 de maio de 2011

Humbug

Olá, meus caros, sinto ter demorado tanto em postar algo. E hoje eu quero mesmo é escrever pra falar de uma coisa massa. Hoje eu vou falar sobre uma das bandas mais promissoras da década passada e sobre como seu estilo musical evoluiu entre seus álbuns (mas é mais pra vocês instigarem e irem ouvir).


Arctic Monkeys (e o Humbug)

Arctic Monkeys é uma banda inglesa de Indie Rock que surge na década de 2000 e logo de cara adquire o recorde de álbum de estréia vendido mais rapidamente no Reino Unido com o lançamento de "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not". Esse CD é MUITO BOM, mesmo levando em conta que a temática do álbum, situações comuns aos visitadores de clubes e baladas (principalmente britânicas), pode soar um pouco infantil, às vezes.


Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, 2006

Esse álbum é muito referenciado até hoje, mesmo depois do sucesso estrondoso do segundo álbum e dos singles que que se seguiriam. Abaixo alguns exemplos das faixas do CD (álbum du caralho, muito bom mesmo).

I Said I Bet You Look Good on The Dancefloor

Fake Tales of San Francisco


Esse álbum detona mesmo, pra dançar é massa e as guitarras e a batera detonam (e o baixo também, por sinal). Todo o talento dos pirraias ia aparecer mais uma vez incrível, na forma do próximo álbum, o Favorite Worst Nightmare.


Favourite Worst Nightmare, 2007

Favorite Worst Nightmare chega, logo de quebra, com uma mudança brusca no estilo de som e tema. As músicas ficam com um tom mais pesado, dando a impressão de ser mais alto. A temática usa muito temas de relacionamentos como em "Do Me a Favour" e "Only Ones Who Know". A percepção de uma batida mais pesada vem em faixas como "This House is a Circus" e "If You Were There, Beware". Abaixo uma das faixas muito massa do álbum.

If You Were There, Beware



Com este álbum, seguiram-se muitos singles com faixas que foram mencionadas como opções para o álbum que ficaram de fora no final, mas que são muito boas, como "Leave Before The Lights Come On" e "Plastic Tramp".

Leave Before The Light Come On



Dos álbuns, talvez este seja o que menos me agrada (Favourite Worst Nightmare), as músicas não são tão despretensiosas e livres como em "Whatever People Say..." e nem tão profundas como no próximo álbum. Mesmo assim, são mfaixas incríveis, com ótimo instrumental e uma temática um pouco mais séria nas letras. Favourite Worst Nightmare vendeu como água, seguindo o sucesso de "Whatever People Say...". Mas aí, chegou o álbum que foi num sentido completamente oposto dos dois primeiros álbuns e, ainda assim, era a própria cara dos Arctic Monkeys.

Veio o Humbug.


Humbug, 2009


Este álbum sofreu muitas críticas ruins, não muito pelos críticos ou mídia (que também não importam TUDO isso) mas principalmente pelos ouvintes. Digo isso porque ouvi e presenciei o desapontamento de amigos e contatos internacionais (internet) com a mudança drástica de estilo do Humbug para com os outros álbuns. De fato, logo que ouvi, também não gostei. Foram vários meses depois, depois de um grande crescimento, que quando ouvi o Humbug novamente, fiquei chocado com a genialidade deste CD.

O tema das músicas sofreu uma reviravolta, ganhando uma profundidade, excentricidade e exclusividade incríveis, geniais (embora seja visível que ainda dá pra ser mais treta ainda). O estilo instrumental também mudou, com essa evolução, acompanhando com perfeição a mudança (embora seja justamente esse o fato de ter gerado uma crítica negativa relevante).

No entanto, meu gosto por este cd vem da percepção deste álbum ser a evolução daquela bandinha "legal" de "Whatever People Say..." e da banda que estava virando algo em "Favourite Worst Nightmare". Humbug não só supera as expectativas como dá aos Arctic Monkeys uma característica de mudança e evolução muito grande. Vê, só, só som massa aí embaixo.

Crying Lightining (DUCA! Muito Boa, baixo FODA!)



My Propeller (FODA! "... and I can't get started on my own... when are you arriving?")




The Jewellers Hands (Uma das melhores músicas da década passada)





Ouçam estes CDs, eles são todos muito bons mesmo. É uma galerinha massa, com um som irado, filho do rock com guitarras, baixo e batera du caralho. E ficamos no aguardo do "Suck It And See", CD que está pra vir dia 6 de Junho. Tamos ansiosos. É isso aí.


Até a próxima :)



Alguns Links interessantes:


Página Oficial da Banda (inglês) (Nova música lá, caiam de cara, hein!)


Arctic Monkeys na Wikipedia (português)

Um comentário:

Lud disse...

Para começar, eu tive um orgasmo óptico quando abri a página do blog. Que fundo MASSA! Fui checar se era mesmo o "escadas para" (não que uma belíssima imagem psicodélica não fosse a sua cara, muito pelo contrário. Mas a imagem anterior era bem mais simples embora ainda assim tivesse uma carga enorme de informação). E vc ta incorporando, cada vez mais o sotaque recifence aos seus textos, sim, eu já lhe disse isso e vc me respondeu que "a idéia era essa" ou algo assim (minha memória é foda de ruim!). Já conheço o Arctic Monkeys ha uns 3 anos (digo, sei que existe nesse tempo) já tinha ouvido algumas músicas, assisti alguns shows, gostei pra caramba, mas não sei porque, não ouvi mais. Vc me lembrou agora, com esse post, de que existe uma banda massa e que eu preciso voltar a ouvi-la. Valeu!