domingo, 14 de agosto de 2011

Voyager Golden Record

Olá, meus caros e caras, queridas e queridos. Hoje, como prometido, uma postagem treta (embora já seja outra semana). Hoje, vamos falar de um disco excepcional, incrível, único e singular. Um vinil cujas cópias originais, ambas as duas, não são adquiríveis mesmo se você for ou representar a entidade detentora de maior capital nesse mundo. Tampouco são conseguíveis pela criatividade, desculpem-me por dizê-lo, verdadeiros conquistadores do mundo. Hoje nós vamos falar do:


Voyager Golden Record
Voyager Golden Record e sua capa (direita), com ilustrações de como tocar o vinil e um mapa galáctico para o sol, entre outras

Em 1977, a NASA lançou ao cosmos duas sondas científicas pertencentes à um programa espacial denominado Voyager. Ambas as sondas foram lançadas com o intuito de coletar dados dos planetas exteriores (os planetas após o cinturão de asteróides que se encontra entre Marte e Júpiter). No entanto, completada a coleta das informações, ambas se encontram agora em rota de saída do sistema solar e do alcance gravitacional do Sol.


Voyager 1
Muitos fatos relevantes se acercam sobre as sondas da Voyager, e muitos dados científicos coletados pelas sondas estão à disposição em lugares simples de achar como Wikipedia (ao final do post, seguem alguns links interessantes).

No entanto, o foco deste post é algo que a Voyager 1 e 2 carregam que é, simbólicamente, tão ou mais especial quanto elas. Ao centro do corpo das sondas (e visto claramente na imagem acima) encontra-se, em um compartimento desenvolvido para este intuito, artefatos muito, mas muito interessantes. Estes são o foco do post de hoje.

Contido, está um vinil chamado "Sounds of The Earth", com faixas musicais de vários lugares e de vários estilos distintos da Terra (os dois vinis originais estão nas sondas Voyager). Entre a seleção musical estão algumas faixas temáticas como saudações do então secretário da ONU, saudações em muitas línguas distintas e uma faixa dedicada inteiramente aos sons da Terra, como os sons de trovões ou produzidos por animais ou outras fontes.
Junto, está uma coleção com 116 imagens e fotos que variam entre tema e informação, mas ainda sim relacionadas ao planeta Terra e à vida em geral.
Algumas das imagens:

 





De 116 imagens.

As músicas demonstram grande gama de variação temática.  Há surpresas estrondosas como na faixa "Whale Greetings / UN Greetings", na qual diferentes representantes das nações unidas recitam trechos de variados assuntos enquanto o som de baleias comunicando é ouvido ao fundo. Músicas e sons impressionantes, desde Lorenzo Barcelata e seus Mariachis aos cânticos dos sons de iniciação das jovens garotas do povo Pigmeu, de Beethoven e Bach aos ritmado balanço da cantiga dos índios Navajo.



A maioria das faixas pode ser achadas no youtube (a lista das faixas segue nos links abaixo) e as imagens podem todas ser achadas no google.

E, que me perdoem aqueles que acham que tal conhecimento deve ser negado gratuitamente, mas abaixo segue o link para todas as faixas e imagens para serem baixados por "Torrent":


O Voyager Golden Record é, mais do que a intenção de que alguma forma de vida, ou que se assemelhe, capaz de cognição consiga achar e entender o conteúdo do vinil e das imagens. Carl Sagan (link abaixo também), o diretor responsável pelo desenvolvimento do Voyager Golden Record, bem como cientista integrante do programa Voyager, disse:

"The spacecraft will be encountered and the record played only if there are advanced space-faring civilizations in interstellar space. But the launching of this "bottle" into the cosmic "ocean" says something very hopeful about life on this planet."


Ou


"A cápsula espacial será encontrada e a gravação tocada somente se existirem civilizações exploradoras do universo avançadas no espaço interestelar. Mas o lançamento desta "garrafa" no "oceano" cósmico diz algo que reflete muita esperança sobre a vida neste planeta."

A Voyager 1, neste instante, é o objeto humano mais distante da Terra, e está em vias de atingir o limite da força gravitacional exercida pelo Sol. A sonda ainda mantém certos aparatos e envio de dados funcionando e espera-se que ainda o continuará fazendo até 2015, quando sua fonte de energia não mais produzirá eletricidade suficiente para o envio de informações.

Se a Voyager e seu Golden Record forem achados ou não, não importando quão improvável seu resgate eficiente seja, a Voyager significa mais do que as mensagens que contém fisicamente (e estas são excepcionalmente incríveis, já). Significa, de maneira simbólica, o avanço das formas de vida do Planeta Terra. À medida que a vida forçou o surgimento das diferentes formas vivas, e que estas foram adaptando-se para sobreviver, também nós o fizemos. E com a cognição adquirida através desta evolução pudemos mandar esta mensagem através do cosmos. Não só um marco para nós, mas um marco para toda a vida neste planeta Terra. E que simbolize que possamos fazer mais e mais e, de fato, alcançar as estrelas por nós mesmos


Voyager Golden Record


Links Interessantes:

http://goldenrecord.org/ - Site oficial da NASA sobre o Voyager Golden Record... Obrigatório para quem quer saber mais do assunto

http://en.wikipedia.org/wiki/Voyager_golden_record - Entrada em inglês sobre o Voyager Golden Record na Wikipedia. Muito bom.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Voyager_Golden_Record - Entrada em português. Incompleto, mas em português.

http://en.wikipedia.org/wiki/Voyager_program - Entrada em inglês na wikipedia sobre o Programa Voyager. Interessantíssimo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Carl_sagan - Entrada em inglês na wikipedia sobre o Carl Sagan (astrônomo, cosmofísico, escritor entre outros).

http://thepiratebay.org/torrent/4072098/NASA_Voyager_Golden_Record__Murmurs_of_Earth_CD-ROM - De novo, link do Pirate Bay para o arquivo torrent das imagens + música. Essa informação é válida de ser transmitida gratuitamente para todo e qualquer ser humano (então não encham, conservadores anti-pirataria protetores da indústria fonográfica).

2 comentários:

NatiBriseis disse...

Lendo esse post, me lembrei de uma matéria que não assisti, mas que foi bastante comentada na semana em que foi apresentada. Falava sobre um aeromotor passando pela Amazônia e, de repente, sendo atacado por armas primitivas, como flechas.
Era uma tribo... alheia ao mundo (ou o mundo alheio à tribo). Consegue imaginar? uma civilização logo aqui ao lado que não tem a menor ideia do que seja energia elétrica, por exemplo? (obviamente, o nosso entender de energia elétrica.). É incrível. De repente, me pulsa uma vontade acadêmica antropológica, mas rapidamente me desvinculo desse sentimento.
Seria nojento perturbarmos uma cultura com o nosso ocidentalismo megalomaníaco. Infelizmente é o que acontece.
Como Ipods em troca de crianças de tribos africanas. Bizarro, mas está aí.
Lembrei-me tbm de um documentário... Eram os deuses astronautas, por causa dos comentários de uma amiga do colegial sobre. nunca assisti. Vou procurar agora para ver a relação.
Fiquei mexida com as fotos principalmente.

Well...

byes.

Fernanda Pontes disse...

Caraio, isso é fabuloso! Não tinha noção de que uma coisa assim pudesse ter sido colocada em prática, quer dizer... não lançada no espaço! Porque, limitando meu conhecimento sobre "coisas parecidas com essa" ao planeta Terra (vc é intergaláctico demais) isso me fez lembrar automaticamente da Trilogia Qatsi: Koyaanisqatsi - Life out of balance, Powaqqatsi - Life in transformation e Naqoyqatsi - Life as war. Não existem narrativas nem diálogos nos três filmes. Eles são compostos apenas de imagens e músicas e é muito viajante! Se tu não conhece ainda, da uma pesquisada pq é massa. Eu tenho certeza que vc ia curtir. Esse site fala um pouco de cada filme da trilogia e também de outros trabalhos do mesmo diretor mas que eu ainda não conheço.
http://www.qatsi.org/